Jogo que se espalhou pelo mundo e encontra cada vez mais adeptos entre homens e mulheres, pode-se dizer que o futsal tem jeitinho brasileiro. Isso por ser semelhante ao futebol de campo, mas ter duas vantagens que traduzem a ginga de nosso povo descolado e que sempre arruma um jeito de driblar as adversidades. A primeira é que não depende de clima, porque é realizado em quadras fechadas. A segunda é que não precisa de muito espaço em campo, pois utiliza menos jogadores.
Fora isso fortalece a saúde, propicia o ganho de força física, resistência cardiovascular e muscular, e ainda desenvolve panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdome.
Pode-se realmente dizer que no futsal o jogador precisa de habilidade de brasileiro. A quadra menor exige que o esportista realize dribles curtos e rápidos e tenha domínio da bola. Exige também passadas curtas que dependem de maior esforço muscular, enquanto as passadas longas típicas do futebol de campo precisam de mais resistência. Por isso o treinamento para jogadores de futebol e futsal não são os mesmos.
Em comum os jogadores de futebol e futsal sejam eles profissionais ou amadores precisam de treinamento aeróbio e anaeróbio, uma boa alimentação e suplementação.
O futsal pode ajudar na busca por um condicionamento físico melhor e a manter o corpo em forma. Mas é importante seguir a recomendação básica a todo aquele que deseja iniciar uma atividade física ou está sem praticá-la já há algum tempo que é a de procurar orientação médica. E quem só conseguir jogar uma vez por semana, deve aproveitar os outros dias para realizar treinos de força e atividades aeróbicas como complemento.
Temos essa atividade. Para inscrições e mais informações ligue: (21) 3687-9577